A gestão do supply chain na construção tem seus próprios desafios e não são poucos. Para gerenciar a cadeia de suprimentos, é crucial entender a divisão e a movimentação de todos os recursos, partes envolvidas, atividades, informações e atividades desenvolvidas desde o início de um projeto, durante, até que o projeto seja concluído.

Grande parte da complexidade de supply chain na construção vem da variação na natureza dos projetos de construção, bem como da rede de consultores, fornecedores e contratados para cada projeto que constantemente se misturam.

Organizações e pessoas envolvidas na construção sabem que é normal trabalhar com pessoas com quem você nunca trabalhou antes e, provavelmente, você nunca mais poderá trabalhar com elas.

Além disso, cada entidade envolvida em projetos de construção tem sua própria rede de supply chain. Por exemplo, dentro da cadeia de fornecimento de um empreiteiro, a empresa de design contratada tem seus próprios subcontratados e profissionais independentes trabalhando sob eles.

À medida que os projetos se tornam maiores, também aumenta a complexidade, tornando o gerenciamento de supply chain um empreendimento de várias camadas e de certa forma complexo de ser administrado.

Automação no Gerenciamento de supply chain no setor de construção

Gerenciar a cadeia de suprimento de cima para baixo em um projeto de construção nunca é linear, o que permite que a aquisição de peças e componentes prontos para um projetos possa ser uma tarefa automatizada.

No nível da administração de contratos, os donos de empresas de construção sabem da importância de administrar a cadeia de suprimentos, já que os lucros na construção são muito reduzidos, e cada melhoria de eficiência – e redução de perdas – se traduz em um aumento nos resultados.

A construção é notoriamente pré-histórica quando se trata de processos de negócios. Sendo a indústria gigantesca que é, ainda é a segunda indústria menos digitalizada nos EUA.

Ainda assim, os ganhos trazidos pela automação na gestão de supply chain no setor de construção mostram um futuro promissor e mais eficiente.

Apresentamos agora então algumas formas para sua empresa buscar a automação de processos ligados ao supply chain:

Procurement

Os custos mudam, os mercados mudam. Junto com isso, vêm as mudanças e ajustes do fornecedor no fluxo de supply chain de uma empresa de construção.

Manter-se a par dos gastos e reconciliar os custos de trabalho com a entrada de dinheiro é fundamental para manter um capital de giro positivo para as empresas de construção, independente de seu porte.

Compra e entrega de produtos são dois aspectos críticos do sucesso de qualquer projeto de construção.

Pedidos de compra costumavam ter que passar por muitos níveis de aprovações que podem levar dias, e consequentemente atrasos na construção custam muito dinheiro.

Tornar o processo transparente também permite que gestores tomem decisões que encurtam o ciclo de compras sem comprometer a devida diligência.

Automação do processo de compras

Ao automatizar os processos de compras, os contratados não apenas reduzem a burocracia interna, mas também reduzem os custos, coletam e acompanham os dados vitais para projetar o crescimento futuro e identificam as oportunidades que podem explorar para gerar mais lucro.

Neste ponto, empresas da construção podem adotar sistemas para compras profissionais, que permitem a cotação de produtos necessários para seu projeto, bem como acompanhar entrega e alimentar informações financeiras.

Gestão de contas a receber

Contas a receber é o ativo mais crítico no balanço patrimonial de uma construtora.

Gerenciar despesas e receitas com eficiência é crucial para garantir que a cadeia de suprimentos de uma empresa funcione sem problemas.

No entanto, ciclos prolongados de pagamento e contas inadimplentes afetam o setor de construção, tornando sua gestão um desafio particularmente complexo.

Os empreiteiros recorreram à automação para proteger seus direitos de pagamento e ir atrás de clientes que não pagam.

O processo tradicional de advogar ou contratar uma agência de cobranças para lidar com problemas de pagamento custa muito tempo e dinheiro, levando muitas empresas de construção a consumir a dívida.

À medida que as empresas sofrem o impacto financeiro, o supply chain sofre e os projetos diminuem. Na pior das hipóteses, pode retardar todo o negócio até uma parada brusca.

Gestão de estoques

Outra área em que a automação causou um impacto significativo é o gerenciamento de estoque.

Tanto para fornecedores de construção quanto para empreiteiros maiores, a capacidade de manter um estoque de suprimentos altamente visível e bem gerenciado carrega um significado marcante no sucesso dos projetos de construção.

Não ter os suprimentos corretos disponíveis no momento certo e não conseguir criar estratégias com base em dados de inventário pesará o projeto. Isso aumenta os custos, irrita os clientes e resulta em perda de negócios.

A automação do gerenciamento de estoques na construção acelerou o trabalho de muitos funcionários, tanto no local de trabalho como nos escritórios que atuam na retaguarda.

Os sistemas automatizados de gerenciamento de inventário tornaram as tarefas dos executivos de instalações e estoque mais fáceis e menos propensas a erros humanos.

Também afeta o trabalho em outros departamentos. Custeio de trabalho, implementação de requisições  de produtos e gerenciamento de fluxo de caixa são todas funções que a automação de gerenciamento de estoque tornou mais eficiente.

Futuro da automação no setor de construção

Ainda há muito espaço para melhorias quando se trata de automação na indústria da construção, tanto na construção e melhoria de ferramentas que automatizam processos e também na adoção.

A evolução tecnológica trouxe também diversas ferramentas de apoio para empresas da construção, negócios mais atualizados hoje já fazem uso de inteligência artificial e machine learning para automatizar seus pedidos de compras de materiais.

Dito isso, mais e mais empresas estão adotando a inovação e a mudança. A automação do gerenciamento da cadeia de suprimentos está liderando essa mudança, mostrando como a tecnologia pode lidar com as ineficiências da construção por meio da tecnologia, gerando ganhos financeiros e facilitando o trabalho das partes interessadas.

Use a caixa de comentários abaixo e diga-nos o que você acha disso?

Inscreva-se em nossos informativos

Faça sua inscrição e receba os últimos artigos, materiais e novidades de nossa plataforma profissional de compras.

Obrigado, sua inscrição foi feita com sucesso.