São inúmeros os benefícios diretos da implantação de um processo de e-procurement. No artigo de hoje vamos falar dos 7 principais.

Se  pensar em mudar para um processo de compras eletrônicas lhe der arrepios, você não está sozinho. Muitos gestores de compras se preocupam com o fato da compra eletrônica ser muito complicada e gerar problemas em sua organização inerentes a segurança e privacidade. Sem mencionar o tempo que a equipe levará para aprender uma nova forma de comprar.

Sabemos que você provavelmente já ouviu falar sobre os benefícios de tornar todos os seus processos eletrônicos. Mas existem alguns benefícios muito importantes para o e-procurement que você pode não ter considerado.

Quando você considera a redução de erros de compras, custos e documentação, migrar para um processo de “compra eletrônica” fará sua equipe trabalhar melhor e sua organização alcança melhores resultados.

Vamos aos sete principais benefícios do processo de e-procurement.

#1 Redução custos

O e-procurement economiza seu dinheiro, impedindo gastos duplicados ou desnecessários, alavancando a compra de volume e gerando economias associadas a sistemas baseados em papel (por exemplo, o custo de perder o contato com um fornecedor importante).

#2 Transparência em compras

A gestão eletrônica de suas compras facilita o registro e a análise de relatórios em seus sistemas de compras, o que significa que você pode garantir que seus procedimentos de compras estejam em conformidade com suas políticas.

#3 Maior produtividade

Depois de aprender o fluxo do sistema, o e-procurement consome muito menos tempo que o tradicional. O armazenamento eletrônico de seus registros facilita o envio de cotações de preços de produtos com compra recorrente. Podendo inclusive personalizar processos automáticos que são disparados pela recorrência da compra ou estoque mínimo de um produto.

#4 Adeus planilhas

Cansado de encontrar um novo espaço para guardar toda essa papelada ou ter uma planilha corrompida? Com o e-procurement, tudo pode ser salvo e armazenado eletronicamente na nuvem. Isso não apenas evita que você precise de mais espaço, como também facilita o processo de encontrar todas as informações necessárias referente a produtos, fornecedores, cotações e compras.

#5 maior velocidade de transação

Um bom software para e-procurement fará sua empresa economizar tempo e levam eficiência ao seu negócio. 

Como o uso e rotinas de cotações e compras são eletrônicos, o processo fica mais simples e a velocidade como cotação e compra acontece aumenta. Além disso, com o relacionamento feito por e-mail com os fornecedores, os tempos do ciclo de compras aumentam. O processo de compras eletrônicas elimina atividades desnecessárias, permitindo que você se concentre em tarefas mais valiosas.

#6 Centralização da informação

Quando vários departamentos tomam decisões de compras, podem haver diferenças no que e como eles compram. A realização de compras eletronicamente facilita a conformidade de todos os departamentos com os padrões de compras da empresa.

Inclusive os processos de compliance em compras são facilitados, justamente por toda transação e informação estar concentrada em um único local.

#7 Redução de erros

A papelada eletrônica é simplificada e, portanto, mais fácil de verificar se há erros – também não há impressão confusa para atrapalhar. Junto com isso, pedidos passados ​​são mais facilmente referenciados, o que significa que há uma chance maior de que sua empresa possa comparar pedidos para garantir que novos estejam corretos.

Conclusão

A forma como se compra muda, pois pessoas mudam, tecnologia evolui a todo instante e isso faz com que nossos negócios devam igualmente pensar em métodos e formas que nos tornam mais performáticos a cada momento.

A utilização de um processo de compras baseado em e-procurement torna todos os agentes da cadeia de distribuição mais produtivos, gerando melhores resultados às corporações.

Estes foram apenas alguns dos motivos que deveriam levar sua empresa a adotar um processo de e-procurement. Esquecemos de algum recurso importante? Utilize a caixa de comentários para nos lembrar e nós iremos complementar esse texto, dando-lhe a referência. 

Compartilhe: #adeusplanilhas

Inscreva-se em nossos informativos

Faça sua inscrição e receba os últimos artigos, materiais e novidades de nossa plataforma profissional de compras.

Obrigado, sua inscrição foi feita com sucesso.