A relação de custo x benefícios da implantação de um sistema de compras B2B

As compras já são uma peça essencial do quebra-cabeça do seu negócio, mas também são caras. É provável que você pense que está obtendo um bom retorno em relação ao dinheiro investido nesse processo, mas é provável que não esteja realmente pensando em toda a imagem e em tudo o que está gastando dinheiro que não precisa. para ser gasto. 

Na verdade, comprar produtos de seus fornecedores está custando mais dinheiro do que o custo do produto real que você vê nas notas fiscais recebidas deles. Cortar custos é um excelente método para aumentar a receita e os lucros, e é por isso que essas estratégias econômicas, usando ferramentas para gestão de compras automatizadas, irão ajudá-lo nos resultados de sua empresa.

Reduzir o desperdício de papel

Quando a gestão de compras é feita dentro de um software para compras, desde a navegação inicial do produto até solicitações de requisição e compra de equipamentos de capital, até aprovações, verificações e revisões, você reduz a quantidade de papel necessária para os negócios. 

O que acontece normalmente é que você precisa de cópias em papel das informações sobre tudo o que está disponível para compra. Você também precisa preencher formulários para solicitar a compra. Em seguida, esse formulário precisa ser copiado e enviado para várias pessoas diferentes, a fim de obter autorização para fazer a compra. Essas cópias são enviadas de volta a você para autorizar a compra real. Agora, você precisa de mais formulários para efetivamente fazer o pedido, com a confirmação e o faturamento chegando em ainda mais formulários (quanto papel envolvido, não é mesmo?).

Com um processo de compras eletrônicas, você reduz os papéis relacionados à compra. Tudo é feito diretamente online e, em seguida, você envia um documento eletrônico para cada pessoa que precisa aprovar o processo. Eles fornecem uma assinatura eletrônica para um único documento, que é co-gerenciado por todos que precisam estar envolvidos. 

Em seguida, você pode autorizar a solicitação de compra e fazer o pedido da mesma maneira. Nenhuma cópia em papel de qualquer documento é necessária para concluir o processo de compra eletrônica .

Reduzir no tempo

O tempo é o seu recurso mais valioso em qualquer negócio. Como tudo sobre o processo de compras eletrônicas é feito eletronicamente, compras, cotações e muito mais, não é necessário gastar tanto tempo em cada item individual que você precisar. 

Várias solicitações podem ser atendidas pelo processo de compras eletrônicas ao mesmo tempo, e todos os envolvidos também podem acessar o documento ao mesmo tempo, reduzindo a necessidade de enviar e receber documentos entre diferentes escritórios ou indivíduos. As compras ficam muito mais simples e você gasta menos tempo tentando rastrear todo mundo que precisa para a autorização.

Também há menos necessidade de trabalho duplicado, porque todos dentro da empresa cuidarão do processo de compras eletrônicas da mesma maneira. Não há mais departamento X tratando de compras de uma maneira e departamento Y tratando de compras de uma maneira diferente. 

Todo mundo cuida das coisas de uma maneira, em toda a empresa, em conformidade com a política padrão. Isso significa que ninguém precisa rever as solicitações ou os processos de compras e alterar a formatação ou a gravação. Haverá menos erros e muito menos erros de qualquer outro tipo.

Automatizar compras para gerar resultados

A chave é que um processo de compras sendo administrada por um software gera benefícios financeiros diretos. Ao diminuir a quantidade de trabalho que precisa ser feito, simplificando todos os aspectos do processo de compras e compras para todos os envolvidos e reduzindo o desperdício, isso economizará dinheiro. 

Todos os envolvidos no processo podem ver o que está acontecendo e, como o sistema já está configurado, eles podem alterar rápida e facilmente seus métodos atuais para o método padronizado de processo de compras eletrônicas que você criou e criar um processo de compra que faz sentido para o seu modelo de negócios.

Por fim, ao usar um sistema para compras B2B toda e qualquer informação tratada entre compradores e fornecedores ficam registradas. Com isso, torna-se muito fácil acompanhar a evolução do preço de seus produtos, bonificações recebidas, cotações realizadas e ordens de compra feitas.

Queremos saber sua opinião, você também acredita nos benefícios que a implantação de um sistema para compras B2B pode trazer para um negócio? Deixe seus comentários.

Inscreva-se em nossos informativos

Faça sua inscrição e receba os últimos artigos, materiais e novidades de nossa plataforma profissional de compras.

Obrigado, sua inscrição foi feita com sucesso.