Para identificar o melhor fornecedor, o gerente de compras define requisitos de qualidade, valor, preço e confiabilidade dos bens e serviços adquiridos. O gerente de compras é definitivamente o responsável pela eficiência das compras, pois isso irá influenciar no lucro da empresa.

A American Purchasing Society estabeleceu um código de ética e requisitos, que deve ser cumprido pelos profissionais de compras. Principais recomendações: realizar atividades de compras sem prejuízo para a empresa, evitar conflitos com fornecedores e trabalhar sempre com ética.

A experiência da American Purchasing Society pode ajudar um gerente de compras a definir metas profissionais pessoais.

1. Valor dos bens e benefícios adquiridos

O objetivo mais importante do gerente de compras é encontrar e receber os bens e serviços mais valiosos e lucrativos (que tem maior margem de vendas).

Simultaneamente, no esforço para minimizar as despesas, o gerente de compras não deve necessariamente escolher a oferta mais barata. Muitas vezes, os bens e serviços baratos são da pior qualidade ou então podem não ser entregues, com o risco de custos imprevistos.

2. Qualidade do produto ou serviço adquirido

O gerente de compras deve garantir que os bens e materiais adquiridos se encaixem nos padrões de qualidade da empresa.

Matérias-primas de alta qualidade ajudam a melhorar o produto final, e materiais de baixa qualidade podem levar a perdas e aumento do desperdício de produção, o que aumentará os custos da empresa.

O planejamento efetivo de aquisições também depende da comunicação entre o gerente de compras e os colegas de produção. Isso permitirá usar padrões de qualidade ao desenvolver especificações para fornecedores.

3. Fiabilidade dos termos contratuais

Fornecedores que atendem aos padrões de qualidade ajudam a empresa a manter a eficiência operacional.

O atraso na entrega pode levar ao tempo de inatividade no estágio tecnológico e à diminuição da produtividade de todo o processo. Para evitar tais situações, o gerente de compras deve criar um cronograma e criar um processo de comunicação para que ambas as partes estejam cientes dos detalhes de qualquer atraso e alterações nos gráficos.

4. Relações estratégicas com o fornecedor

Desenvolver relacionamentos estratégicos com fornecedores é uma importante meta de curto prazo do gerente de compras.

As compras estratégicas consistem na redução de custos, mantendo ou mesmo aumentando a qualidade da aquisição.

5. Eficiência do processo de aquisição

O gerente de compras define metas para reduzir custos e melhorar a eficiência do processo de compras da empresa.

O comprador tem que cooperar com a gestão de outros departamentos para estabelecer requisitos unificados para compras e garantir a qualidade da criação de pedidos e sua transferência para o fornecedor.

Em resumo, definir e acompanhar as KPI’s por parte do gerente de compras são essenciais para a saúde de sua empresa. Em todas as etapas, é altamente indicado a utilização de uma ferramenta profissional para cotação e pedidos de compra.

Esse tipo de sistema oferece recursos que vão ajudá-lo a manter base de produtos, contato com fornecedores, administração das cotações e pedidos de compras, monitoramento da entrega e análise de todos os resultados.

Crie agora mesmo sua conta gratuita no CotaPlus, clique aqui.

 

 

Inscreva-se em nossos informativos

Faça sua inscrição e receba os últimos artigos, materiais e novidades de nossa plataforma profissional de compras.

Obrigado, sua inscrição foi feita com sucesso.