Os gerentes de compras desempenham um papel fundamental no sucesso ou fracasso das empresas para as quais trabalham. Quando não estão prevendo demanda antecipada por produtos, materiais e serviços, os gerentes de compras gastam seu tempo negociando com fornecedores.

Estes importantes personagens também são responsáveis ​​por nutrir relacionamentos com fornecedores, prever tendências de preço e treinar e gerenciar suas próprias equipes, entre outras coisas.

Não importa quão bom você seja um gerente de compras, sempre há espaço para crescimento e aprimoramento de suas habilidades. Afinal, é isso que você espera de seus funcionários .

Com isso em mente, criamos um novo artigo com 5 dicas poderosas para que gerentes de compras possam levar suas habilidades de aquisição e gestão para um nível elevado. Vamos lá?

1. Use ferramentas e sistemas para compras inovadores

Não há falta de soluções tecnológicas no mercado que prometam tornar o trabalho do comprador profissional mais fácil. A combinação certa de tecnologia móvel e plataformas de colaboração, por exemplo, pode agilizar consideravelmente as comunicações de sua equipe.

Em vez de ter que rastrear funcionários ou colegas de trabalho, você pode usar uma ferramenta de colaboração para se comunicar com eles em tempo real e de forma assíncrona a partir de qualquer dispositivo conectado.

Da mesma forma, se você ainda confia no Excel para lidar com suas necessidades de aquisição, provavelmente é hora de mudar para um sistema de compras mais moderno.

Especialmente se você achar que seu programa atual não é mais poderoso o suficiente para atender às suas necessidades. A implantação de uma nova solução para compras, não apenas otimizará seu departamento, mas você também poderá gerar mais dados para alavancar e tomar decisões ainda melhores.

2. Compre, mas avalie seus fornecedores periodicamente

Como gerente de compras , uma de suas principais responsabilidades é negociar as melhores ofertas que agregam mais valor à sua organização.

Sendo esse o caso, você precisa criar o hábito de revisar periodicamente seus relacionamentos com fornecedores existentes e verificar no mercado a existência de novos fornecedores, que podem oferecer preços mais competitivos ou gerar mais valor de alguma forma.

Não se prenda a um fornecedor por simplesmente ter um ótimo relacionamento com ele, pois optar por um novo poderá gerar mais benefícios para sua empresa. Revise suas opções pelo menos uma vez por trimestre.

Lembre-se: Não tenha medo de fazer algumas mudanças.

3. Sempre tenha bom relacionamento com fornecedores

Quanto melhores os relacionamentos que você desenvolve com todos os fornecedores ​​com os quais você trabalha, mais fácil será seu trabalho e mais eficaz você estará em sua função.

Afie suas habilidades de pessoas e tente colocar em prática algumas destas sugestões:

  • Faça contato visual quando você fala;
  • Interessar-se com o que as pessoas com quem você está falando têm que dizer praticando ” escuta ativa “;
  • Programe o tempo para cultivar os relacionamentos que você desenvolve;
  • Seja gentil, simpático e cortês. Quanto melhor você se comportar, mais fortes serão seus relacionamentos.

Quando você tem ótimos relacionamentos com fornecedores, é mais provável que eles ofereçam melhores preços.

Quando novas tecnologias ou produtos chegam ao mercado, eles o aconselham sobre quais são suas opções e recomendam o melhor caminho a seguir.

Depois de conhecer bem seus fornecedores, você pode colocar mais fé em suas recomendações, o que o libera para se concentrar em outros problemas.

4. Comunicação com sua equipe interna

De acordo com um estudo recente, 46% dos funcionários deixam as reuniões sem saber o que devem fazer em seguida. Obviamente essa é a receita do desastre ou da má performance, não precisamos dizer os motivos.

Comunique-se com sua equipe regularmente e seja transparente. Você provavelmente não precisa dar mínimos detalhes de cada pequeno desenvolvimento que está acontecendo, mas definitivamente mantê-los informados sobre qualquer grande notícia que os impactará, como a implementação de um novo sistema de gestão ou sistema para compras e cotações.

A última coisa que você vai querer é que sua equipe sinta-se excluída ao descobrir por último que os métodos e sistemas utilizados vão mudar de um momento para outro.

5. Reconheça sua equipe para mantê-los engajados

Os trabalhadores de hoje se importam muito com oportunidades de desenvolvimento profissional. De fato, um estudo recente da Gallup revelou que 87% dos millennials acreditam que o desenvolvimento é um fator importante a considerar quando se procura emprego.

Quando os cargos de nível superior se abrem  no setor de compras, tente preenchê-los com seu próprio pessoal. Não é apenas porque seus funcionários merecem ser reconhecidos por seu trabalho duro e determinação, é geralmente mais barato promover um candidato internamente do que contratar alguém de fora.

Uma vez que seus funcionários percebam que seus colegas estão sendo promovidos, eles serão inspirados a trabalhar arduamente para aumentar as chances de que lhes seja oferecida a próxima posição de nível sênior que se abra.

Como resultado, sua equipe de compras se torna mais forte e mais eficaz, porque terá funcionários capacitados. Eles serão mais proficientes usando seus sistemas e processos de compras, poderão extrair dados e insights desses sistemas e tomar decisões que fornecerão o valor da empresa.

É muito mais fácil trabalhar para um grande gestor do que para alguém que parece deixar cair a bola com bastante frequência. Quanto maior o calibre de um gerente, mais motivada sua equipe será.

O que podemos concluir

Com uma equipe forte, equipada com as ferramentas certas e comprometida com sua visão, todos podem se concentrar em alcançar objetivos compartilhados: avançar em suas próprias carreiras e fazer tudo o que puder para levar sua organização ao próximo nível.

Dessa forma, quando o departamento de compras alcançar ou ultrapassar os objetivos planejados, toda a equipe poderá compartilhar a grande vitória.

Gostou dessas dicas? Quais outras sugestões podemos agregar para o dia a dia dos gerentes de compras? Utilize a caixa de comentários para dar sua opinião.

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